5 Segredos para Fazer um Pavê de Chocolate com Toque de Café
Você é fã de pavê de chocolate? E de café? Que tal unir essas duas delícias em uma sobremesa incrível? O pavê de chocolate com toque de café é uma receita fácil, rápida e que vai surpreender o seu paladar.
Você pode prepará-la para uma ocasião especial ou para um momento de indulgência. Vamos te mostrar como é fácil, e você vai saber exatamente como fazer um pavê de chocolate com toque de café, seguindo cinco segredos que vão garantir o sucesso da sua receita.
Você também vai descobrir a origem desse doce e algumas sugestões de acompanhamentos para deixá-lo ainda mais irresistível. Ficou com água na boca? Então, continue lendo!
O que é um pavê de chocolate com toque de café?
Um pavê de chocolate com toque de café é um tipo de pavê, que é uma sobremesa gelada feita com camadas de biscoitos ou bolachas umedecidos em algum líquido e creme.
O pavê de chocolate com toque de café leva biscoitos tipo champanhe ou maizena umedecidos em café coado ou solúvel e creme de chocolate feito com leite condensado, creme de leite, chocolate em pó e manteiga. O pavê é montado em uma travessa ou em taças individuais e levado à geladeira até ficar firme.
O pavê de chocolate com toque de café é uma receita que combina o sabor intenso e amargo do café com o sabor doce e cremoso do chocolate, criando um contraste delicioso. O pavê é uma sobremesa que agrada a todos os gostos e idades, pois é leve, refrescante e versátil.
Como fazer um pavê de chocolate com toque de café?
Para fazer um pavê de chocolate com toque de café, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 1 pacote de biscoito tipo champanhe ou maizena
- 2 xícaras de café coado ou solúvel
- 1 lata de leite condensado
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 4 colheres de sopa de chocolate em pó
- 1 caixinha de creme de leite
- Chocolate granulado ou raspas de chocolate para decorar
Modo de Preparo
- Em uma panela, misture o leite condensado, a manteiga e o chocolate em pó e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar e desgrudar do fundo da panela. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite, misturando bem. Reserve.
- Em uma travessa ou em taças individuais, faça uma camada de biscoitos umedecidos no café. Cubra com metade do creme de chocolate. Repita as camadas, terminando com o creme.
- Decore com chocolate granulado ou raspas de chocolate a gosto.
- Leve à geladeira por pelo menos 4 horas ou até ficar firme.
- Sirva gelado.
Qual é a origem do pavê de chocolate com toque de café?
Não se sabe ao certo qual é a origem do pavê de chocolate com toque de café, mas existem algumas teorias. Uma delas é que o pavê seja uma adaptação brasileira do tiramisù italiano, que é uma sobremesa feita com biscoitos tipo savoiardi (ou ladyfingers) umedecidos em café e licor e creme à base de queijo mascarpone, ovos e açúcar.
O tiramisù teria surgido na região da Toscana, no século XVII, como uma homenagem ao grão-duque Cosimo III. O nome tiramisù significa “levanta-me” ou “puxa-me para cima”, fazendo referência ao efeito estimulante do café e do licor.
Outra teoria é que o pavê seja uma criação francesa, inspirada no bolo inglês trifle, que é uma sobremesa feita com camadas de bolo esfarelado umedecido em vinho ou licor, creme de confeiteiro, frutas e chantilly. O pavê teria sido introduzido no Brasil pelos imigrantes franceses no século XIX.
O nome pavê vem da palavra francesa pavage, que significa “pavimento” ou “calçada”, fazendo alusão às camadas da sobremesa. O pavê se popularizou no Brasil por ser uma receita fácil, barata e que aproveitava os ingredientes disponíveis, como o leite condensado, o chocolate em pó e os biscoitos.
Quais são os melhores acompanhamentos para o pavê de chocolate com toque de café?
O pavê de chocolate com toque de café é uma sobremesa que já tem muito sabor por si só, mas você pode incrementá-la com alguns acompanhamentos que vão realçar ainda mais o seu gosto. Aqui estão duas sugestões:
- Chantilly: O chantilly é um creme feito com creme de leite fresco e açúcar batidos até formar picos firmes. O chantilly tem uma cor branca e um sabor doce e leve. Você pode colocar o chantilly sobre o pavê ou servir à parte, para que cada um se sirva à vontade.
- Morangos: Os morangos são frutas vermelhas e suculentas que têm um sabor doce e ácido. Os morangos combinam muito bem com o chocolate e o café, criando um equilíbrio de sabores. Você pode cortar os morangos em pedaços pequenos e colocar sobre o pavê ou servir à parte, para que cada um se sirva à vontade.
Conclusão
O pavê de chocolate com toque de café é uma receita simples, mas que faz muito sucesso. Você aprendeu como fazer esse pavê seguindo cinco segredos que vão garantir o sucesso da sua receita, como usar biscoitos umedecidos no café, fazer um creme de chocolate cremoso e levar o pavê à geladeira até ficar firme.
Você também conheceu a possível origem desse doce e algumas ideias de acompanhamentos para deixá-lo ainda mais irresistível. Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que se anime a fazer o pavê de chocolate com toque de café em casa.
Se você fizer, não se esqueça de nos contar como ficou o resultado. Deixe também a sua opinião sincera e as suas sugestões nos comentários. Até a próxima!
Veja Mais
Mais receitas em nosso site.
Veja mais receitas em nosso Grupo Vip