6 Passos para Fazer um Feijão Tropeiro
O feijão tropeiro com couve é uma receita típica da culinária brasileira, que mistura o feijão cozido com farinha de mandioca, bacon, linguiça, ovos e couve refogada. É um prato completo, saboroso e nutritivo, que pode ser servido como acompanhamento ou como refeição principal.
Essa receita fica muito saborosa e você vai aprender como fazer um feijão tropeiro com couve perfeito, seguindo alguns passos simples e práticos. Além disso, você vai conhecer um pouco da história e da origem dessa receita.
E ainda vai descobrir quais são os melhores acompanhamentos para servir junto com o seu feijão tropeiro.
O que é o Feijão Tropeiro com Couve?
O feijão tropeiro com couve é uma receita que consiste em cozinhar o feijão preto ou carioquinha em água e sal, e depois misturá-lo com farinha de mandioca torrada, que dá uma textura crocante ao prato.
Em seguida, é adicionado bacon frito em cubinhos, linguiça calabresa ou paio cortada em rodelas, ovos mexidos e couve picada e refogada no alho. O feijão tropeiro com couve é temperado com sal, pimenta-do-reino, cebola e cheiro-verde a gosto.
O feijão tropeiro com couve é uma receita originária da região sudeste do Brasil, especialmente dos estados de Minas Gerais e São Paulo. O nome tropeiro vem dos tropeiros, que eram os comerciantes que transportavam mercadorias em lombo de burro pelo interior do país.
O feijão tropeiro era um prato ideal para os tropeiros, pois era fácil de preparar, durável e nutritivo.
Como Fazer um Feijão Tropeiro com Couve?
Para fazer um feijão tropeiro com couve, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 500 g de feijão preto ou carioquinha
- 4 xícaras (chá) de água
- Sal a gosto
- 2 xícaras (chá) de farinha de mandioca
- 200 g de bacon em cubos
- 200 g de linguiça calabresa ou paio em rodelas
- 4 ovos batidos
- 1 maço de couve lavado e picado
- 4 dentes de alho picados
- 1 cebola picada
- Pimenta-do-reino a gosto
- Cheiro-verde picado a gosto
Modo de preparo
- Em uma panela de pressão, coloque o feijão, a água e sal a gosto. Tampe a panela e leve ao fogo alto até pegar pressão. Abaixe o fogo e cozinhe por cerca de 20 minutos ou até o feijão ficar macio. Escorra o feijão e reserve.
- Em uma frigideira grande, coloque a farinha de mandioca e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até ficar dourada e crocante. Reserve.
- Na mesma frigideira, frite o bacon em fogo alto até ficar dourado e crocante. Retire o bacon e reserve. Na gordura que sobrou do bacon, frite a linguiça em fogo médio até ficar dourada. Retire a linguiça e reserve.
- Na mesma frigideira, coloque os ovos batidos e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Mexa bem até formar uma omelete macia. Retire os ovos e reserve.
- Na mesma frigideira, aqueça um pouco de óleo e refogue o alho até dourar. Junte a couve picada e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Refogue por alguns minutos até a couve murchar.
- Em uma travessa grande, misture o feijão cozido com a farinha de mandioca torrada. Junte o bacon, a linguiça, os ovos e a couve refogada. Misture bem e salpique a cebola e o cheiro-verde picados por cima.
Qual é a História do Feijão Tropeiro com Couve?
O feijão tropeiro com couve é uma receita que tem origem na época do Brasil colonial, quando os tropeiros percorriam as estradas levando mercadorias de uma região para outra. Os tropeiros levavam consigo alimentos que não estragavam facilmente, como o feijão, a farinha de mandioca, o bacon, a linguiça e o sal.
Eles também aproveitavam os ingredientes que encontravam pelo caminho, como os ovos, a couve, o alho, a cebola e o cheiro-verde. O feijão tropeiro com couve era um prato que os tropeiros preparavam em uma panela de ferro sobre o fogo de lenha.
Eles cozinhavam o feijão em água e sal, e depois misturavam com a farinha de mandioca, que servia para absorver o caldo e dar consistência ao prato. Eles também fritavam o bacon e a linguiça em pedaços pequenos, e depois juntavam os ovos batidos, formando uma espécie de mexido.
Por fim, eles refogavam a couve picada no alho e na cebola, e misturavam tudo com o feijão e a farinha. O feijão tropeiro com couve era um prato que sustentava os tropeiros durante as longas viagens, pois era rico em proteínas, carboidratos, fibras e vitaminas.
Quais são os Melhores Acompanhamentos para o Feijão Tropeiro com Couve?
O feijão tropeiro com couve é uma receita que pode ser servida como acompanhamento ou como refeição principal. Aqui estão duas sugestões de acompanhamentos que combinam muito bem com o feijão tropeiro:
- Arroz branco: o arroz branco é um prato simples e leve, que contrasta com o sabor forte e marcante do feijão tropeiro. Você pode fazer o arroz branco lavando bem o arroz e refogando-o em óleo, alho e sal. Depois, é só adicionar água fervente na medida certa e cozinhar em fogo baixo até secar.
- Carne assada: a carne assada é um prato suculento e saboroso, que harmoniza com o feijão tropeiro. Você pode fazer a carne assada temperando um pedaço de carne bovina de sua preferência com sal, pimenta-do-reino, alho, cebola, vinagre e ervas aromáticas. Depois, é só levar ao forno pré-aquecido em uma assadeira untada com óleo ou manteiga, regando com o caldo que se forma na assadeira de vez em quando, até a carne ficar macia e dourada.
Conclusão
O feijão tropeiro com couve é uma receita deliciosa, fácil e tradicional, que faz parte da cultura gastronômica brasileira. Neste artigo, você aprendeu como fazer um feijão tropeiro com couve perfeito, seguindo alguns passos simples e práticos. Você também conheceu um pouco da história e da origem dessa receita, que é fruto da época do Brasil colonial e da atividade dos tropeiros. E ainda descobriu quais são os melhores acompanhamentos para servir junto com o seu feijão tropeiro, como arroz branco e carne assada.
Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que se inspire para fazer o seu próprio feijão tropeiro com couve. Não se esqueça de deixar a sua opinião sincera e as suas sugestões nos comentários. Até a próxima!
Veja Mais
Mais receitas em nosso site.
Veja mais receitas em nosso Grupo Vip