7 Dicas para Fazer um Delicioso Cuscuz Marroquino
O cuscuz marroquino é uma receita típica da culinária árabe, que consiste em grãos de sêmola de trigo cozidos no vapor e temperados com diversos ingredientes, como legumes, frutas secas, carnes e especiarias.
É um prato versátil, saboroso e nutritivo, que pode ser servido como acompanhamento ou como refeição principal. Você vai aprender o que é o cuscuz marroquino, como fazer essa delícia em casa, a origem dessa iguaria e algumas sugestões de acompanhamentos.
O cuscuz marroquino, também chamado de couscous, é um alimento originário do norte da África, que se espalhou por todo o mundo árabe e também por outros países, como França, Espanha, Brasil e Portugal. O nome cuscuz vem do árabe kuskus, que significa “bem amassado”.
O que é o cuscuz marroquino?
O cuscuz marroquino é feito com sêmola de trigo, que são grãos de trigo duro moídos em pedaços pequenos. Esses grãos são hidratados com água ou caldo e cozidos no vapor em uma panela especial chamada cuscuzeira.
Que tem dois compartimentos, um inferior, onde se coloca a água para ferver, e um superior, onde se coloca o cuscuz para cozinhar no vapor que sobe. O cuscuz marroquino é diferente do cuscuz brasileiro, que é feito com farinha de milho ou mandioca.
O cuscuz marroquino é um alimento rico em carboidratos, que fornece energia para o organismo. Além disso, contém fibras, que auxiliam na digestão e no funcionamento do intestino, e proteínas, que são essenciais para a formação dos músculos e dos tecidos.
O cuscuz marroquino também é fonte de vitaminas do complexo B, que participam do metabolismo das células, e de minerais, como ferro, cálcio, fósforo e magnésio, que são importantes para a saúde dos ossos, dos dentes, do sangue e dos nervos.
Como fazer cuscuz marroquino?
Fazer cuscuz marroquino é muito fácil e rápido. Você só precisa de alguns ingredientes básicos, que podem variar de acordo com o seu gosto e com o que você tem na sua despensa. Veja a seguir uma receita simples e prática de cuscuz marroquino com legumes e frutas secas:
- Ingredientes:
- 250 g de cuscuz marroquino (semolina em grãos)
- 2 copos de água fervendo
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 tablete de caldo de legumes
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 6 colheres (sopa) de cebola picadinha
- 2 dentes de alho picadinho
- 100 g de amêndoas laminadas e torradas
- 4 colheres (sopa) de uvas-passas
- 4 colheres (sopa) de damascos picados
- sal e pimenta-do-reino a gosto
- 2 colheres (sopa) de salsinha picada
- Modo de preparo:
- Em uma frigideira com azeite, frite a cebola e o alho até que fiquem macios. Em seguida, adicione as amêndoas, as uvas-passas e os damascos e misture bem.
- Em uma tigela, dissolva o caldo de legumes na água quente e acrescente a manteiga. Coloque o cuscuz na tigela e cubra com um pano limpo. Deixe descansar por cerca de 5 minutos, para que o cuscuz absorva a água e fique macio.
- Com um garfo, solte os grãos de cuscuz e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Junte o refogado de cebola e frutas secas e misture bem. Salpique com a salsinha picada e sirva.
Qual é a origem do cuscuz marroquino?
O cuscuz marroquino é um prato milenar, que surgiu na região do Magrebe, que compreende os países do norte da África, como Marrocos, Argélia, Tunísia e Líbia. Acredita-se que o cuscuz tenha sido criado pelos berberes, um povo nômade que habitava essa região desde a antiguidade.
Os berberes utilizavam a sêmola de trigo para fazer uma massa que era cozida no vapor e servida com leite, mel, carne ou legumes. O cuscuz era um alimento básico na dieta dos berberes, que o consumiam em todas as refeições.
Com o passar do tempo foi se difundindo por outras regiões e culturas, ganhando novos sabores e ingredientes. No século XIII, o cuscuz chegou à Espanha, através da invasão dos mouros, que eram muçulmanos originários do norte da África. No século XV, o cuscuz chegou à França, através da colonização francesa no Magrebe.
No século XVI, o cuscuz chegou ao Brasil, através dos escravos africanos que foram trazidos pelos portugueses. Hoje, o cuscuz marroquino é um prato apreciado em todo o mundo, sendo considerado um patrimônio cultural imaterial da humanidade pela UNESCO.
Quais são os melhores acompanhamentos para o cuscuz marroquino?
O cuscuz marroquino é um prato que combina com diversos tipos de acompanhamentos, desde os mais simples até os mais sofisticados. Você pode servir o cuscuz marroquino com carnes, peixes, frangos, legumes, saladas, molhos e o que mais a sua imaginação permitir.
Veja a seguir duas sugestões de acompanhamentos para o cuscuz marroquino:
- Frango com laranja: essa é uma receita fácil e deliciosa, que leva frango, suco de laranja, mel, mostarda, alho, sal, pimenta e tomilho. Basta temperar o frango com sal, pimenta e alho e dourar em uma panela com um pouco de óleo. Depois, adicionar o suco de laranja, o mel, a mostarda e o tomilho e deixar cozinhar até que o frango fique macio e o molho engrosse. Sirva o frango com laranja sobre o cuscuz marroquino e decore com gomos de laranja e folhas de tomilho.
- Salada de grão-de-bico: essa é uma receita saudável e nutritiva, que leva grão-de-bico cozido, tomate, pepino, cebola roxa, salsa, hortelã, suco de limão, azeite, sal e pimenta. Basta misturar todos os ingredientes em uma tigela e temperar com sal, pimenta, suco de limão e azeite. Sirva a salada de grão-de-bico junto com o cuscuz marroquino e aproveite.
Conclusão
Você aprendeu o que é o cuscuz marroquino, como fazer essa receita em casa, a origem dessa iguaria e algumas sugestões de acompanhamentos. O cuscuz marroquino é um prato versátil, saboroso e nutritivo.
Que pode ser servido como acompanhamento ou como refeição principal. Você pode variar os ingredientes e os temperos do cuscuz marroquino de acordo com o seu gosto e com o que você tem na sua despensa.
Experimente fazer o cuscuz marroquino e surpreenda a sua família e os seus amigos com essa delícia árabe.
Veja Mais
Mais receitas em nosso site.
Veja mais receitas em nosso Grupo Vip