5 Segredos para Fazer um Bife a Milanesa Suculento e Crocante

O bife a milanesa é um dos pratos mais apreciados e consumidos no Brasil. Ele consiste em um bife de carne bovina, que é empanado com farinha de rosca e frito em óleo quente, ficando com uma casquinha crocante e dourada por fora e macia e suculenta por dentro. 

O bife a milanesa pode ser servido como prato principal, acompanhado de arroz, feijão, salada e batata frita, ou como petisco, cortado em tiras e servido com molhos variados. Você vai descobrir o que é o bife a milanesa, quais são os seus benefícios para a sua saúde.

Também como fazer a receita em casa e quais são os melhores acompanhamentos para essa delícia. Além disso, você vai conhecer 4 segredos para fazer um bife a milanesa suculento e crocante, que vai deixar todos com água na boca. Vamos lá?

O que é o Bife a Milanesa?

O bife a milanesa é uma receita de origem italiana, que foi trazida para o Brasil pelos imigrantes, que se instalaram principalmente no estado de São Paulo. Ele é inspirado no cotoletta alla milanese, que é um prato típico da região da Lombardia, no norte da Itália. 

O cotoletta alla milanese é feito com um bife de vitela, que é empanado com farinha de rosca e manteiga e frito em banha de porco, ficando com uma casquinha crocante e dourada por fora e macia e suculenta por dentro. O bife a milanesa é uma adaptação do cotoletta alla milanese, usando um bife de carne bovina.

Que é mais barata e fácil de encontrar no Brasil, e fritando-o em óleo vegetal, que é mais saudável e saboroso. O bife a milanesa se tornou um sucesso no Brasil e ganhou diversas variações, como o bife a parmegiana, que é coberto com molho de tomate e queijo derretido, e o bife a rolê, que é recheado com bacon, cenoura, azeitona e ovo cozido.

Como Fazer o Bife a Milanesa?

Fazer o bife a milanesa em casa é muito fácil e rápido. Você só precisa de uma frigideira, uma tigela, um prato, um garfo, um papel toalha e os seguintes ingredientes:

Ingredientes

  • 4 bifes de carne bovina (alcatra, contrafilé, coxão mole ou patinho)
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 2 ovos
  • 1 xícara de chá de farinha de rosca
  • Óleo para fritar

Modo de Preparo

  • Tempere os bifes com sal e pimenta-do-reino a gosto e reserve.
  • Em uma tigela, bata os ovos com um garfo até ficarem homogêneos.
  • Em um prato, coloque a farinha de rosca e espalhe bem.
  • Passe cada bife pelo ovo batido, escorrendo o excesso, e depois pela farinha de rosca, pressionando bem para grudar.
  • Em uma frigideira, aqueça o óleo em fogo médio-alto e frite os bifes, um de cada vez, por cerca de 3 minutos de cada lado, ou até que estejam dourados e crocantes.
  • Retire os bifes da frigideira e coloque sobre um papel toalha para absorver o excesso de óleo.
  • Sirva como preferir.

Qual é a História do Bife a Milanesa?

A história do bife a milanesa está relacionada à história do cotoletta alla milanese, que é um prato típico da região da Lombardia, no norte da Itália. O cotoletta alla milanese é feito com um bife de vitela.

Que é empanado com farinha de rosca e manteiga e frito em banha de porco, ficando com uma casquinha crocante e dourada por fora e macia e suculenta por dentro. O cotoletta alla milanese é uma receita antiga, que já era mencionada em livros de culinária do século XVI. Há várias lendas sobre a sua origem, mas uma das mais famosas é a que diz que o prato foi criado em 1134.

Por um cozinheiro do mosteiro de Sant’Ambrogio, em Milão, que preparou o bife para o abade, que era um grande apreciador de carne. O bife a milanesa é uma adaptação do cotoletta alla milanese, que foi trazida para o Brasil pelos imigrantes italianos, que se instalaram principalmente no estado de São Paulo. 

Eles adaptaram a receita usando um bife de carne bovina, que era mais barata e fácil de encontrar no Brasil, e fritando-o em óleo vegetal, que era mais saudável e saboroso. O bife a milanesa se tornou um sucesso no Brasil e ganhou diversas variações, como o bife a parmegiana, que é coberto com molho de tomate e queijo derretido, e o bife a rolê, que é recheado com bacon, cenoura, azeitona e ovo cozido.

Acompanhamentos para o Bife a Milanesa

O bife a milanesa é uma delícia por si só, mas se você quiser incrementar o seu prato, há alguns acompanhamentos que combinam muito bem com ele. Veja algumas sugestões:

  • Arroz, feijão, salada e batata frita: essa é a combinação clássica e mais comum para servir o bife a milanesa, que forma um prato completo e equilibrado. Você pode usar o tipo de arroz, feijão, salada e batata frita que mais gostar, seja branco, integral, carioca, preto, verde, mista, palito, rústica, etc.
  • Molho de mostarda: um molho de mostarda é uma opção que harmoniza perfeitamente com o bife a milanesa, dando um toque picante e cremoso ao prato. Você pode fazer o molho de mostarda em casa, usando creme de leite, mostarda, sal, pimenta e salsinha, ou comprar pronto no supermercado.

5 Segredos para um Bife Suculento e Crocante

Agora que você já sabe o que é, como fazer e como acompanhar o bife a milanesa, vamos te dar 4 segredos para fazer um bife a milanesa suculento e crocante, que vai deixar todos com água na boca. Confira:

  1. Escolha um bom corte de carne: o corte de carne é o ingrediente principal do bife a milanesa, por isso, escolha um corte de boa qualidade, que seja macio, tenro e saboroso. Os melhores cortes para fazer o bife a milanesa são o alcatra, o contrafilé, o coxão mole e o patinho, que têm pouca gordura e nervos.
  2. Bata os bifes com um martelo: para que os bifes fiquem mais finos e uniformes, bata-os com um martelo de carne, que é um utensílio que tem uma superfície rugosa e que serve para amaciar e achatar a carne. Isso vai fazer com que os bifes cozinhem mais rápido e fiquem mais suculentos.
  3. Tempere os bifes com antecedência: para que os bifes fiquem mais saborosos, tempere-os com sal e pimenta-do-reino a gosto e deixe-os descansar na geladeira por pelo menos 30 minutos antes de empanar e fritar. Isso vai fazer com que os bifes absorvam melhor o tempero e fiquem mais macios.
  4. Empane os bifes duas vezes: para que os bifes fiquem mais crocantes, empane-os duas vezes, passando primeiro pelo ovo batido e depois pela farinha de rosca, e repetindo o processo. Isso vai criar uma casquinha mais grossa e firme, que vai proteger a carne e evitar que ela resseque.
  5. Frite os bifes em óleo bem quente: para que os bifes fiquem dourados e sequinhos, frite-os em óleo bem quente, que deve cobrir pelo menos metade da altura dos bifes. O óleo quente vai selar a superfície dos bifes e impedir que eles absorvam muito óleo. Frite os bifes um de cada vez, para não baixar a temperatura do óleo e não grudarem uns nos outros.

Conclusão

O bife a milanesa é um dos pratos mais apreciados e consumidos no Brasil, que merece ser experimentado por todos os amantes de carne. Ele é fácil de fazer, aromático, suculento, crocante e combina com qualquer ocasião.

Você aprendeu o que é o bife a milanesa, qual é a sua origem, como fazer a receita em casa e quais são os melhores acompanhamentos para essa delícia. Além disso, você conheceu 4 segredos para fazer um bife a milanesa perfeito, que vai deixar todos com água na boca.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que ele tenha te inspirado a fazer o seu próprio bife a milanesa. Se você gostou, compartilhe com os seus amigos e deixe a sua opinião sincera e as suas sugestões nos comentários.

Veja Mais

Mais receitas em nosso site.

Veja mais receitas em nosso Grupo Vip