5 Dicas para Fazer Almôndegas com Molho de Tomate
Você gosta de almôndegas? Se a resposta for sim, você vai adorar esta receita de almôndegas com molho de tomate, que é fácil, rápida e saborosa. As almôndegas são bolinhas de carne moída temperada, que podem ser fritas, assadas ou cozidas no molho.
O molho de tomate é um clássico da culinária italiana, que combina perfeitamente com as almôndegas e com uma boa massa. Você vai aprender como fazer almôndegas com molho de tomate, seguindo 5 dicas simples e práticas.
Você vai ver que não é preciso ser um chef de cozinha para preparar este prato, que vai agradar a toda a família.
O que são almôndegas com molho de tomate
As almôndegas com molho de tomate são um prato típico da culinária italiana, que consiste em bolinhas de carne moída temperada, que são cozidas em um molho à base de tomate, cebola, alho e ervas. As almôndegas podem ser feitas com diferentes tipos de carne.
Como bovina, suína, frango ou peru, e podem levar outros ingredientes, como queijo, pão, ovo, farinha, salsa, entre outros. As almôndegas com molho de tomate são um prato muito popular no mundo todo, especialmente nos Estados Unidos, onde são chamadas de meatballs.
Elas podem ser servidas como entrada, acompanhamento ou prato principal, e combinam com diversos tipos de massa, como espaguete, macarrão, nhoque, lasanha, entre outros.
Como fazer almôndegas com molho de tomate
Para fazer almôndegas com molho de tomate, você vai precisar de:
- Para as almôndegas:
- 500 g de carne moída (coxão mole, patinho ou acém)
- 1 ovo
- 1/2 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 1/4 de xícara (chá) de farinha de rosca
- 1/4 de xícara (chá) de queijo parmesão ralado
- 2 colheres (sopa) de salsa picada
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Óleo para fritar
- Para o molho:
- 1/2 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1 lata de tomate pelado
- 1/2 xícara (chá) de água
- 1 folha de louro
- Sal, pimenta-do-reino e orégano a gosto
Modo de preparo
- Em uma tigela, misture a carne moída, o ovo, a cebola, o alho, a farinha de rosca, o queijo parmesão, a salsa e tempere com sal e pimenta. Amasse bem com as mãos até formar uma massa homogênea.
- Modele as almôndegas com as mãos, fazendo bolinhas do tamanho de uma noz. Reserve em um prato.
- Em uma panela, aqueça o óleo em fogo médio e frite as almôndegas aos poucos, virando-as para dourar por igual. Escorra em papel toalha e reserve.
- Em outra panela, aqueça o azeite em fogo médio e refogue a cebola e o alho até ficarem macios. Junte o tomate pelado com o suco, a água, o louro e tempere com sal, pimenta e orégano. Deixe cozinhar em fogo baixo, mexendo de vez em quando, até o molho engrossar.
- Junte as almôndegas ao molho e deixe cozinhar por mais 10 minutos, para pegarem o sabor. Sirva em seguida, com a massa de sua preferência.
Qual é a origem das almôndegas com molho de tomate
A origem das almôndegas com molho de tomate é incerta, mas há algumas hipóteses sobre como elas surgiram. Uma delas é que elas foram criadas pelos imigrantes italianos que chegaram aos Estados Unidos no final do século XIX e início do século XX.
Eles adaptaram a receita das polpettes, que eram bolinhos de carne cozidos no caldo, e passaram a fritá-las e a servir com molho de tomate, que era mais barato e abundante na América. Outra hipótese é que as almôndegas com molho de tomate tenham origem árabe.
Pois há registros de que os árabes já faziam bolinhos de carne com especiarias e frutas secas desde o século IX. Eles teriam levado essa receita para a Europa, onde foi incorporada à culinária de vários países, como a Espanha, a França e a Itália. O molho de tomate teria sido adicionado posteriormente, após o descobrimento da América.
Quais são os melhores acompanhamentos para as almôndegas com molho de tomate?
As almôndegas com molho de tomate são um prato que combina com vários tipos de acompanhamentos, dependendo do seu gosto e da ocasião. Veja algumas sugestões de acompanhamentos para as suas almôndegas com molho de tomate:
- Massa: a massa é o acompanhamento mais tradicional e mais versátil para as almôndegas com molho de tomate. Você pode escolher o tipo de massa que mais gostar, como espaguete, macarrão, nhoque, lasanha, entre outros. Você pode cozinhar a massa em água e sal e depois misturar com o molho e as almôndegas, ou montar em camadas em um refratário e levar ao forno para gratinar.
- Arroz: o arroz é outro acompanhamento clássico e simples para as almôndegas com molho de tomate. Você pode fazer um arroz branco soltinho, ou incrementar com cenoura, ervilha, milho, açafrão, entre outros ingredientes. Você pode servir o arroz ao lado das almôndegas com molho, ou colocar em um refratário e cobrir com queijo ralado e levar ao forno para gratinar.
- Salada: a salada é uma opção leve e saudável para acompanhar as almôndegas com molho de tomate. Você pode usar as folhas e os legumes de sua preferência, como alface, rúcula, tomate, pepino, cenoura, beterraba, entre outros. Você pode temperar a salada com azeite, vinagre, limão, sal, pimenta, orégano, entre outros temperos.
Conclusão
As almôndegas com molho de tomate são um prato delicioso, fácil de fazer e que agrada a todos os paladares. Elas são feitas com carne moída temperada, que são fritas e cozidas em um molho de tomate caseiro e aromático. Elas podem ser servidas com diversos tipos de acompanhamentos, como massa, arroz ou salada.
Você aprendeu como fazer almôndegas com molho de tomate, seguindo 5 dicas simples e práticas. Você também conheceu um pouco da origem e da história desse prato, que tem raízes italianas e árabes. Esperamos que você tenha gostado e que se inspire para fazer as suas almôndegas com molho de tomate em casa.
Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo com a sua opinião e sugestões. Compartilhe também com os seus amigos e familiares que adoram uma boa comida. Obrigado pela sua atenção e até a próxima!
Veja Mais
Mais receitas em nosso site.
Veja mais receitas em nosso Grupo Vip